sábado, 14 de junho de 2008

Dexter - Lost: A fórmula do sucesso



Seriados americanos vêm alcançando maior índice de audiência no mundo inteiro.

Com seus roteiros bem escritos, produções holywoodianas e atores com cachês astronômicos, os folhetins vêm arrebatando a atenção do público nos quatro cantos do planeta.

Uma amostra da proporção que os seriados vêm alcançando, são as obras Dexter e Lost . As duas tramas viraram febres e têm em suas estruturas componentes em comum.

Começam narrando o perfil de cada personagens e decifrando o ambiente local. Todas as séries com seu respectivo mocinho, mas que só descobrem seu lado herói no decorrer da trama, quando situações os obrigam a assumir uma postura de herói.

Temos como exemplo o assassino em série Dexter, cujo seriado leva o mesmo nome que o protagonista da trama.
Dexter (Michael C. Hall), interpreta um policial de Miami, que nas horas vagas, é um serial killer do bem, que decide fazer justiça com as próprias mãos - contra assassinos que a policia local não obteve sucesso em suas buscas e captura.

Já o seriado Lost, que segue em sua quarta temporada. O médico Jack Shephard (Matthew Fox), é um dos passageiros do vôo 815 da companhia aérea Oceanic Airlines, que caiu em uma ilha deserta e sobrenatural. Jack é incubido por todos os sobreviventes a liderar a aventura.
E no desenrolar, ambas histórias se confundem. Jack antes do acidente, era um médico com uma vida normal, falha e nada glamurosa, mas ao chegar a ilha recebe, o papel de herói da situação e sua vida sofre uma ginada, fazendo com que seu personagem ganhe um brilho a mais e a trama gire em torno do médico. Assim como em Dexter, quando o mesmo decide vingar as vitimas fazendo justiça com as proprias mãos.

Carecteristicas encontradas em ambos seriados que são sucesso de audiência, fazem parte do memorando Vogler e Monomito (Jornada do Herói). Documentos que são como biblías para grandes produtotes obterem sucesso- tanto cinematográficos quanto em outros segmentos da área.

Nenhum comentário: